Livro Jane Eyre – Charlotte Brontë

IMG_20161101_142328365.jpg

Gente já falei aqui  no blog sobre a adaptação da obra da Charlotte  Brontë pela BBC, que aliás eu amei. Até então já tinha me apaixonado pela história da Jane mas ainda não havia lido o livro, então finalmente li e vim contar aqui pra vocês 😀

A edição que comprei é da Martin Claret e é linda gente S2!

Esse romance publicado em 1847 recebeu na época certas criticas acaloradas por desmistificar a imagem feminina do século XIX. Jane Eyre é uma heroína que se recusa a seguir o destino reservado às mulheres daquela época, ela é forte, obstinada e possui pensamentos próprios e ambição de seguir sua própria liberdade de conduta tão duramente negada ao seu gênero na época.

“Não sou um pássaro, e não fui presa em uma armadilha. Sou um ser humano livre com minha vontade independente.”

 O livro narrado em primeira pessoa conta a vida de Jane desde sua infância, quando era duramente maltratada por sua tia “benfeitora” que a manda a um reformatório, até sua fase adulta, quando se torna professora e resolve partir do reformatório para se tornar tutora em  Thornfield Hall, uma mansão pertencente ao Sr.Edward Fairfax Rochester. Lá ela conhece e passa a cuidar de Àdele, uma garotinha francesa protegida do Sr. Rochester.

Sr. Rochester é um homem rico, carrancudo e rabugento. E em meio a  rabugice de seu patrão e a uma mansão que esconde alguns mistérios e segredos Jane Eyre encontra-se acolhida e feliz como nunca havia se sentido antes.

Jane é uma  mulher que desconhece o amor, afeto ou qualquer coisa do gênero pois nunca o recebeu. Anos de repressão moldaram sua personalidade a tornando retraída e cautelosa. De certa forma a rudeza de seu patrão e seu aparentemente desinteresse faz com que Jane se sinta muito à vontade em sua presença e por outro lado a franqueza de Jane atrai Sr. Rochester, criando um laço de amizade entre eles que acaba evoluindo para uma intensa paixão.

Porém Rochester tem um segredo que paira sobre o ar de Thornfield Hall que poderá separá-los para sempre.

Eu super recomendo tanto o livro quanto a série da BBC porque sou definitivamente apaixonada por esses romances. Há também o filme de 2011 protagonizado por Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas) e Michael Fassbender ( o Magneto de X-man primeira classe), esse eu não curti muito na verdade por algum motivo não me passou tanta emoção quanto a série.

ksouza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s