A Lista de Schindler

images (3)

Hoje resolvi falar desse filme que é sem dúvidas um dos filmes que mais me marcaram em toda minha vida. E não é exagero meu, olha que já tem um tempo que assisti e lembro de que foi o único filme em que me emocionei só de indicá-lo a outra pessoa. Só o tema do filme é algo que mexe muito comigo, o holocausto é uma realidade triste demais porém nunca tinha visto esse tema ser retratado de forma tão crua e viva antes e talvez por tudo isso e muito mais esse tenha sido um dos filmes que mais me emocionou. Ele mostra um retrato duro e miserável e até que ponto a humanidade conseguiu chegar e ao mesmo tempo mostra um fio de bondade em meio ao inferno e ao caos. O que mais me impressionou no filme foi a realidade em que tudo foi retratado, desde as cenas mais brutais e desumanas, a exatidão e a sensibilidade presente em cada detalhe. Não é atoa que o filme é considerado uma obra prima e vencedor de sete oscars levando seu diretor Steven Spielberg ser merecidamente elogiado na época. E o fato do filme ser todo em preto e branco é um ponto que o torna ainda melhor na minha opinião, nos leva a captar ainda melhor a sensibilidade e essência de cada cena.

O filme vai mostrar a perseguição dos judeus na Polônia, como eles perderam seus direitos como cidadãos, como eles foram expulsos de suas próprias casas tendo seus bens confiscados e em seguida serem levados ao Gueto de Cracóvia e posteriormente para os campos de trabalho e campos de extermínio. Toda brutalidade desse trágico episódio da nossa história foi brilhantemente retratado no filme.

Em meio a tudo isso eis que surge Oskar Schindler, um empresário cheio de ambição que se utiliza da guerra para enriquecer. Ele se utiliza da mão de obra judia em sua fábrica de utensílios de comida pois esta é a mais barata que ele pode conseguir já que seu interesse era ganhar dinheiro fácil com o negócio. Dono de uma lábia impressionante ele tinha ótimo relacionamento com pessoas do alto escalão da Gestapo, fazia negócios no mercado negro e era grande fã de bebidas, festas e de mulheres. No começo Oskar Schindler é retratado como um homem ambicioso que deseja enriquecer a qualquer custo e se vê imune a todas as atrocidades à sua volta, porém aos poucos vamos percebendo sua mudança de caráter ao longo do filme. Oskar conhece e contrata Itzhak Stern, um contador judeu, para administrar sua fábrica pois segundo ele mesmo, ele é um homem de relacionamentos mas não de números. Aos poucos sua fábrica Emalia se torna cada vez mais forte e as boas relações de Schindler lhe rende contratos para produzir esmalte para material de cozinha para o exército, com isso sua fábrica passa a ser considerada essencial pra o esforço de guerra, o que o permitiu ajudar os mais de mil funcionários judeus de sua fábrica.

A famosa cena do gueto é o marco da mudança de Schindler, onde ele assiste de longe e horrorizado os nazistas invadirem o local e levarem centenas de judeus para os campos de extermínio, outras centenas para o  campo de concentração em Plaszow, enquanto outros tantos serem mortos pelas ruas do gueto.

gueto

A famosa cena da garota do vestido vermelho em meio aos nazistas é memorável, na sequência ela aparece morta em uma pilha de cadáveres.

a lista de schindller

O campo de concentração de Plaszow  foi aberto em 1943 sendo seu responsável  Amon Goth um home absolutamente sádico que matava judeus de forma aleatória de cima de sua sacada.

amon goth

Interpretado tão brilhantemente por Ralph Fiennes que mais tarde uma sobreviventes do holocausto disse ter tremido quando o viu em cena. É um dos vilões mais aterrorizantes do cinema. Goth planejava passar todas as fábricas para o interior do campo. Porém Schindler com todo seu jogo de cintura e um bom suborno conseguiu impedir que sua fábrica fosse recolocada e conseguiu acolher os seus trabalhadores e além de outros judeus de fábricas próximas à ele sendo assim os judeus conseguiam ficar a salvo das execuções sádicas de Goth e eram melhor tratados e alimentados. Tudo à custo de muita diplomacia e suborno por parte de Schindler que fazia de tudo para salvar vidas que se tornaram tão preciosas para ele.

amon e schindller oskar schindller a lista de schindler 2lista de schindller

Quando deu-se o início ao encerramento dos campos de concentração o restante dos prisioneiros eram enviados para Auschwitz e Gross-Rosen a ordem era exterminar todos os judeus. Todas as fábricas que não fossem diretamente envolvidas no esforço de guerra seriam fechadas. Oskar Schindler passou então a alterar sua linha de produção para granadas anti-tanque tentando assim salvar as vidas dos seus trabalhadores. Foi assim que Schindler usou toda sua fortuna assim como todo seu poder de persuasão para convencer Goth e os oficiais em Berlim, a mudar sua fábrica para  Brünnlitz levando com ele seus trabalhadores salvando-os da morte nas câmaras de gás. É nesse momento em que ele monta sua famosa lista de 1200 judeus.

filme a lista de schindler

Muita emoção corre nesses últimos momentos principalmente quando o trem levando 300 mulheres da lista de Schindler foi levado para Auschwitz ficando em risco de serem enviadas para as câmaras de gás. No entanto Oskar não desistiu e às custas de muitos subornos do mercado negro e diamantes ele consegue enfim levar as mulheres para Brunnlitz.

Em 1945 era anunciada à rendição Alemã. Sendo membro do partido nazista Schindler estava em risco de ser preso como criminoso de guerra e se prepara para fugir com sua esposa. Na cena mais emocionante do filme, onde ele se despede de seus funcionários, ele recebe de Stern e outros companheiros, um anel inscrito “Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro”. Oskar se questiona se poderia ter feito mais e lamenta por ter gasto tanto dinheiro quando significava que poderia ter salvo mais vidas.Graças aos seus esforços seu legado está até hoje nas gerações de famílias judias que sobreviveram.

Um filme para guardar na memória ❤ . Se Oskar Schindler foi ou não ficcionado no filme vale a pena conferir essa obra prima do cinema além de conferir também a ótima atuação de Liam neeson. Assista antes de morrer.

3 comentários sobre “A Lista de Schindler

  1. Pingback: Resenha: O menino da lista de Schindler | Meu Caro Relicario

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s