Persuasão

images (12)

Persuasão é um romance clássico de Jane Austen publicado em 1818, um ano após a morte da escritora.

O enredo gira em torno de Anne Elliot, a qual sete anos antes dos eventos narrados no romance, apaixona-se por Frederick Wentworth, um jovem oficial da marinha. Anne é pedida em casamento por ele, porém a união não seria bem vista já que um homem sem conexões familiares importantes representaria um futuro incerto. Anne é persuadida por Lady Russel, uma antiga amiga da família, a recusar o pedido  mesmo Frederick sendo o homem que ela ama. Porém aos 27 anos Anne continua solteira e guarda em seu coração um sentimento de arrependimento por não ter seguido seu coração e por ter se deixado persuadir anos atrás.

Devido aos exessos do seu pai a família se encontra em situação delicada e são obrigados a alugar a casa da família. Seus novos inquilinos são o almirante Croft e sua esposa que não é ninguém mais ninguém menos que a irmã de Wentworth que por acaso agora fez fortuna e se tornou um distinto capitão. O destino recoloca o homem de sua vida mais uma vez em seu caminho. Seria tarde demais para pensar em uma segunda chance?

Mais uma vez Jane Austen nos lança sua crítica à sociedade do séc XIX, sobre condutas impostas e regras de conveniência que são devidamente rejeitas pelos personagens centrais. Mesmo que Anne tenha se deixado levar uma vez pelos conselhos de alguém a quem muito estimava a mesma decide seguir agora seus próprios instintos e o fato de não aceitar se casar com nenhum outro durante todos os anos que se passaram mostra que se não pôde casar por amor também não iria acatar por completo todas as regras da sociedade e aceitar um casamento por conveniência. Anne se convence de que é tarde demais para ela e vê com tortura e sofrimento a aproximação de Wentworth e Louisa Musgrove. O que ela não sabe entretanto é que os sentimentos do capitão ainda são os mesmos de anos atrás.

Em um romance de Jane Austen você já sabe muito bem o que vai encontrar. Um retrato da sociedade da época com um toque de ironia. Sempre valerá a pena se deliciar com um belo romance de Austen. 🙂

Falando nisso…

Há também uma versão da obra lançada em 2007 com  Sally Hawkins na pele de Anne Elliot e de Rupert Penry-Jones como capitão Frederick Wentworth. Apesar dessa versão cometer alguns deslizes (na minha humilde opnião) mesmo assim vale a pena conferir e ter a experiência visual da obra.

 images (13) 6a00d83467174c53ef01a511826e7e970cimages (14)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s