O Fantasma da Ópera

download

Obra escrita por Gaston Leroux foi publicada pela primeira vez entre 1909 e 1910. Tornou-se mundialmente famosa pelas suas inúmeras adaptações para o cinema e teatro.Trasnformada em musical por Andrew Lloyd Webser tornou-se o espetáculo mais visto da Broadway.

A história se passa no século XIX na ópera de Paris. Todos acreditam que o edifício é assombrado por um misterioso fantasma que chantageia os administradores da ópera exigindo um salário mensal e a reserva de um camarote em especial, caso contrário misteriosos acidentes podem continuar a acontecer. Em meio a isso tudo, o fantasma se dedica a ensinar sua amada, a jovem Christine Daaé, a arte do canto, porém a  mesma acredita ser guiada por um “anjo da música” enviado pelo seu falecido pai. Em sua primeira apresentação a jovem conquista a platéia e chama a atenção do seu amor de infância e patrocinador do teatro, o Visconde Raoul de Chagny. Desenvolve-se então um triangulo amoroso cheio de mistério e suspense até o último capítulo.

O que se descobre no decorrer da trama é que na verdade o fantasma que aterroriza a ópera é um homem de carne e osso chamado Erik, que possui uma deformidade na face e mora no subterrâneo do edifício. Extremamente apaixonado por sua amada ele se vê ameaçado pelo visconde e tem sua ira despertada. Movido pelo cíume não vê outra saída a não ser sequestrar Christine. O que se esconde por trás da máscara? Quem é o verdadeiro fantasma? Qual história desse pobre homem deformado? Aos poucos vamos conhecendo o personagem que é tratado como vilão e tiramos nossas próprias conclusões. Passamos a enxergar a verdadeira imagem de Erik. Por trás da máscara há apenas um homem que deseja ser amado.

O fantasma da ópera foi inúmeras vezes adaptado para os palcos e para a telas de cinema. Sua primera versão para o cinema foi em 1925 pelos estudios universal. Em 2004 foi lançado no cinema mais uma versão com Gerard Butler, Emmy Rossum e Patrick Wilson nos papéis principais. Vale a pena conferir a versão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s